#9 🎉 Novidade 🎉 Código de Ocupação do Brinquedista
E também o que vem aí na Edição 71 do "O Brinquedista"
Foi uma longa campanha que exigiu bastante empenho da ABBri, mas agora o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego publicou o código do Brinquedista no portal da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Muito importante para a ABBri é que este reconhecimento profissional incentiva a oferta de cursos para a qualificação profissional e pode atrair mais pessoas para atuarem nesta área.
"CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro."
3714 :: Recreadores, brinquedistas e afins
3714-05 - Recreador de acantonamento
Conselheiro em acantonamento, Monitor de acampamento, Monitor de acantonamento
3714-10 - Recreador
Gentil organizador, Monitor de entretenimento, Monitor de esportes e lazer, Monitor de recreação, Monitor infantil, Recreacionista
3714-15 - Brinquedista
Brincante, Brinquedista hospitalar
Descrição Sumária
Promovem atividades recreativas e brincadeiras diversificadas, visando ao entretenimento, à integração social e ao desenvolvimento pessoal dos clientes e usuários. Para tanto, elaboram projetos e executam atividades recreativas e brincadeiras; promovem atividades lúdicas, estimulantes à participação; atendem clientes e usuários, criam atividades recreativas e brincadeiras; coordenam setores de recreação; administram brinquedoteca e/ou equipamentos e materiais para recreação. As atividades são desenvolvidas segundo normas de segurança.
Fonte: MTE
O que muda
Com o código específico para Brinquedista, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, agora é possível o registro na carteira de trabalho com esta denominação, diferenciando o profissional de outras ocupações e assegurando benefícios de seguridade social e outros direitos trabalhistas.
Fortalece a relação entre brinquedistas e empresas, onde o código e sua descrição garantem a correta atribuição, o que previne o acúmulo ou desvio de funções.
As informações servem de base para as estatísticas do Ministério do Trabalho e da Educação e para formação de políticas públicas de emprego, podendo ser acompanhados mais de perto os índices de emprego e desemprego relacionados a essa função.
Quer saber mais sobre a CBO? Clique aqui.
Essa é novidade que nós brinquedistas temos que celebrar e compartilhar. Compartilhe essa informação com todo mundo que você conhece.
A nova Edição do periódico semestral "O Brinquedista" está chegando e ainda dá tempo de você ter acesso a sua e ficar por dentro do mundo do brincar.
Na edição de número 71, você vai encontrar diversas matérias escritas por especialistas de diferentes instituições que compartilham experiências e pesquisas do diverso e rico mundo do brincar.
Falamos das brinquedotecas municipais, da brinquedoteca universitária, da brinquedoteca prisional, da brinquedoteca hospitalar, mas também de brinquedos e de brincadeiras!!
Artigos em destaque
Celina Maria Colino Magalhães e Milena Nascimento da Silva - Universidade Federal do Pará. “Implementação da “Brinquedoteca bebê contente” em uma unidade prisional na região norte do Brasil: Reflexões sobre o processo.”
Cláudia Diogo Pereira: nos informa da existência e do funcionamento de brinquedotecas públicas municipais em São Paulo, de 2010 a 2012 em: “Brinquedotecas: a experiência do brincar nos espaços públicos.”
Angela do Céu Ubaiara Brito (Professora Doutora e Coordenadora da brinquedoteca da Universidade do Estado do Amapá) discute acerca da “Brinquedoteca universitária: desafios para um espaço de ensino, pesquisa e extensão.”
Entrevista
Entrevistamos uma pioneira das brinquedotecas hospitalares, a assistente social Aída Scharf Munimos, cujo percurso profissional se mistura com a história das primeiros espaços lúdicos na Saúde, no Estado de São Paulo.
Para não dizer que faltou brincadeira
Dra. Vera Melis nos traz o tema de “ Brincadeiras para a primeiríssima infância” e Maria Angela Barbato compartilha o que você gostaria de saber e não tinha para quem perguntar sobre um brinquedo tradicionalíssimo: a Pipa!
"O Brinquedista" é um Informativo da Associação Brasileira de Brinquedistas para todos os seus afiliados. Para quem ainda não é filiado à ABBri, clique aqui e filie-se agora e acesse essa e as edições anteriores.
Todas as 71 edições de O Brinquedista estão disponíveis para sua leitura, na ÁREA DO FILIADO, em nosso site. Basta se cadastrar com seu login e senha para poder acessar essa longeva publicação, que oferece um panorama do movimento das brinquedotecas no Brasil desde seus primórdios.
E siga a gente no Instagram que em breve vamos divulgar a agenda dos nossos cursos do 2º Semestre de 2024 e muito mais.